segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Robertos, uma breve nota!

O que são os Robertos
Os robertos são fantoches, ou marionetas de luva manipulados por um marionetista numa guarita, onde o marionetista se encontra oculto, utilizando a palheta como apoio no discurso da marioneta.

Qual a origem
Não está documentado o aparecimento do Teatro Dom roberto, no entanto é possível que o Roberto seja uma reinvenção do personagem Italiano Pulcinella, que terá estado na génese das principais figuras do teatro de fantoches tradicional Europeu.


Qual a sua importância
Os robertos são de fato um pequeno palco onde se representam diversas cenas da vida quatidiana de um modo jocoso e satírico, o reportório está agora limitado a quatro histórias," o barbeiro diabólico", "a tourada à portuguesa", "o castelo dos fantasmas" e a "rosa e os seus namorados". O teatro Dom Roberto teve uma grande presença na vida cultural popular na representação de rua, onde a sua presença é fortemente sentida nas praças e praias portuguesas.


Qual a família dos robertos ao nível internacional
Portugal - Dom Roberto
Alemanha - Kasperl
Itália - Pulcinella
Reino Unido - Mr. Punch
Hungria - Vitez Lázló
França - Guignol
Espanha - Dom Cristóbal
Russia - Petroushka

Existem diversos bonecos que integram a familias dos fantoches tradicionais:
O que os aproxima
A carcterística de serem fantoches, a utilização em vários da palheta, a guarita de representação e acima de tudo a carcterística satírica do seu teatro nas representações de rua.


 Elaborado por Filipa Mesquita

Sem comentários:

Enviar um comentário